quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vacinação nas escolas





A USF Érico Veríssimo esta administrando a vacina tríplice viral em todas as crianças em idade escolar e pré-escolar (de 1 ano até 6 anos, 11 meses e 30 dias) de nossa área de atuação que ainda não foram vacinadas, desta forma complementando ainda mais campanha de combate ao sarampo.

Nossa unidade é a que mais vacinas realizaram até o momento durante esta campanha, vacinando 237% de sua capacidade.

Importante  lembrar que a vacina tríplice viral, protege além do sarampo, a rubéola e a caxumba.

ATENÇÃO:  Crianças de até quatro anos deverão tomar a segunda dose contra a poliomielite no dia 13 de agosto


Devido a problemas de saúde com alguns integrantes do grupo de atores, não acorreu a peça de tetro no dia 25 de julho, sendo a mesma transferida para o dia 18 de agosto, às 14 horas  na Associação dos Moradores do Parque Conceição, será GRATUITA com CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Local: Estrada Vânius Abilio dos Santos esquina com a Rua João Ferreira, em frente ao condôminio Esporte e Vida

DIVULGUÉM !!!




Devido ao feriado municipal do dia 02 de agosto, na segunda-feira dia 1º de agosto NÃO HAVERÁ AGENDAMENTO para consulta médica, ocorrendo somente o acolhimento e as consultas-dia, normalizando-se já na quarta feira com agendamento diário, sempre às 08 horas da manhã.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conversas sobre sexualidade

           

            Esta ocorrendo esta semana na Escola Municipal Adriano Ortiz, um ciclo de conversas sobre sexualidade. Esta é mais uma das diversas atividades do Projeto Saúde da Escola, uma pareceria entre Ministério da Educação e o Município de Gravataí.
            O tema foi escolhido a partir da necessidade observada entre pais e professores de discutir mais adequadamente entre nossos jovens alunos a sexualidade, uma vez que existe um exagero de informação, em boa parte bastante distorcida pela internet e televisão, o que tem gerado entre todos nós intensos conflitos sobre este assunto.
            A fim de respeitar a autonomia dos pais no que se refere a educação de seus próprios filhos, oferecemos a cada um deles duas possibilidades de escolha, um de caráter básico, e outra avançado, contudo em ambos os momentos reforçamos a necessidade da continuidade deste dialogo em seus lares, a fim de construir uma solida relação de confiança entre pais e filhos.
           


          Neste nosso último encontro surgiu uma proposta para ampliação de acesso ao nosso serviço de saúde, com a criação de uma agenda mensal para atendimento de consultas de enfermagem na própria escola, onde assuntos pertinentes dificuldades de aprendizados decorrentes de problemas de saúde fossem trabalhados conjuntamente entre escola e o serviço de saúde.
            Nós estamos analisando, e você o que acha desta proposta?

           


  
ATENÇÃO 
 
PRÓXIMA ATIVIDADE: Dia 25 de junho, as 14 horas, na Associação dos Moradores do Parque Conceição, ocorrerá GRATUITAMENTE uma peça de teatro, com o tema saúde, aberto a todas as idades (classificação livre).

Local: Estrada Vânius Abilio dos Santos esquina com a Rua João Ferreira, em frente ao condôminio Esporte e Vida

sábado, 9 de julho de 2011

Espaço Viver Feliz - Encontros com adolescentes


Nesta última sexta-feira ocorreu mais um encontro (divertidíssimo) com adolescentes na USF ÉRICO VERÍSSIMO, tendo como tema trânsito seguro, a dinâmica utilizada neste mês foi um jogo de tabuleiro, com as regras de trânsito, venceria quem tivesse mais conhecimento sobre as regras de trânsito seguro, e é claro um pouquinho de sorte, e depois de muitas ultrapassagens seguras, direção defensivas e algumas multas aos infratores, nossa amiga Tati foi grande vencedora, levando consigo não só o troféu de campeã, mas muita informação para deixar sua vida bem mais feliz.

Lembrando, os encontros ocorrem toda 2ª sexta-feira do mês, em dois horários às 10h para quem estuda à tarde, e as 14h e 30min para quem estuda pela manhã, e é aberto a todos os adolescentes e não precisa fazer inscrição, é só chegar!!!


Na próxima sexta-feira, dia 15 de julho às 10hs ocorrerá O ESPAÇO VIVER FELIZ – Infantil (para crianças) na Av. Itacolomi, em frente a casa do ACS Ivan, levem seus filhos e amigos!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

4ª Conferência Municipal de Saúde


Ocorreu nos dias 1 e 2 de julho, um dos eventos mais importantes da cidade de Gravataí, a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Todos Usam o SUS – Acesso e Acolhimento em Gravataí”.

A conferência é organizada a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, e é justamente neste espaço que são decididas e avaliadas todas as diretrizes da área da saúde em nosso município para os próximos 4 anos, além de servir de base para as decisões estadual e nacional. Em um espaço amplamente democrático onde todos tinham direito a voto, inclusive os usuários, que representam o controle social, possuindo poder de decisão equivalente a 50%,

Para o secretário de Saúde, Carlos Batista, a conferência é a oportunidade das pessoas contribuírem para melhorias num setor de grande importância para suas vidas. “É certamente um dos mais importantes instrumentos de manifestação de cidadania, um espaço para que a sociedade ajude a decidir os caminhos das políticas públicas de saúde”, salientou. Além disto a prefeita Rita Sanco destacou a importância do evento que contribui para que haja avanços no Sistema Único de Saúde. “O SUS é o reflexo da construção coletiva”

Nesta conferência foram eleitos os delegados que representaram nosso município na Conferência Estadual de Saúde, de 1ª a 4 de setembro de 2011, em Tramandaí. E dos 22 delegados eleitos, 3 são pessoas ligadas a USF Érico Veríssimo – O Enfermeiro Fernando Naciuk e a Agente  Comunitária de Saúde Ana Cristhina, representando os trabalhadores, e a Estagiária Michele Biscaglia representando os usuários.

A Saúde da Familia em Gravataí - RS


A saúde da família foi introduzida em nosso município, em 6 de março de 2006, com a inauguração da Unidade de Saúde da Família Érico Veríssimo, com o propósito de reorganizar a atenção a saúde da população de Gravataí, buscando desenvolver atividades de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação Traz, portanto, muitos e complexos desafios a serem superados para consolidar-se enquanto tal. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas. Estes pressupostos, tidos como capazes de produzir um impacto positivo na orientação do novo modelo e na superação do anterior, calcado na supervalorização das práticas da assistência curativa, especializada e hospitalar, e que induz ao excesso de procedimentos tecnológicos e medicamentosos e, sobretudo, na fragmentação do cuidado, encontra, em relação aos recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), um outro desafio. Tema também recorrente nos debates sobre a reforma sanitária brasileira, verifica-se que, ao longo do tempo, tem sido unânime o reconhecimento acerca da importância de se criar um "novo modo de fazer saúde".
            Atualmente Gravataí conta com 22 equipes de saúde da família em 11 unidades, o que representa uma cobertura de 30% da população total de nosso município, contudo até o final de 2012, aumentará para 60% de cobertura, o que representa um enorme avanço a saúde de toda a sociedade gravataíense.