segunda-feira, 4 de julho de 2011

4ª Conferência Municipal de Saúde


Ocorreu nos dias 1 e 2 de julho, um dos eventos mais importantes da cidade de Gravataí, a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Todos Usam o SUS – Acesso e Acolhimento em Gravataí”.

A conferência é organizada a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, e é justamente neste espaço que são decididas e avaliadas todas as diretrizes da área da saúde em nosso município para os próximos 4 anos, além de servir de base para as decisões estadual e nacional. Em um espaço amplamente democrático onde todos tinham direito a voto, inclusive os usuários, que representam o controle social, possuindo poder de decisão equivalente a 50%,

Para o secretário de Saúde, Carlos Batista, a conferência é a oportunidade das pessoas contribuírem para melhorias num setor de grande importância para suas vidas. “É certamente um dos mais importantes instrumentos de manifestação de cidadania, um espaço para que a sociedade ajude a decidir os caminhos das políticas públicas de saúde”, salientou. Além disto a prefeita Rita Sanco destacou a importância do evento que contribui para que haja avanços no Sistema Único de Saúde. “O SUS é o reflexo da construção coletiva”

Nesta conferência foram eleitos os delegados que representaram nosso município na Conferência Estadual de Saúde, de 1ª a 4 de setembro de 2011, em Tramandaí. E dos 22 delegados eleitos, 3 são pessoas ligadas a USF Érico Veríssimo – O Enfermeiro Fernando Naciuk e a Agente  Comunitária de Saúde Ana Cristhina, representando os trabalhadores, e a Estagiária Michele Biscaglia representando os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário